Esta bela prateleira com corda também é dobrável e super fácil de fazer. Assim como para pendurar!
As prateleiras são ótimos acessórios de decoração, uma vez que garante armazenamento extra e ao mesmo tempo transformam uma parede vazia em algo inspirador.
Se quiser fazer uma prateleira destas, vai precisar de basicamente dois materiais: Corda e tábuas de madeira! E claro…uma furadeira!
Vai precisar de:
- Corda de Sisal grossa (cerca de 8 metros)
- Tábuas de madeira com cerca de 20 cm de largura e 60 de comprimento.
- 2 Ganchos para pendurar na parede
- Furadeira com uma broca para o tamanho da corda que escolheu.
- Tinta acrílica e pincel
Se pretender colorir também a corda, basta colocá-la num recipiente com água e um pouco de tinta acrílica da cor que escolher. Depois é só deixar secar.
Pode colocá-la em cima de um plástico a secar…
… ou pendurá-la e deixar escorrer bem.
De seguida, faça a furação nas tábuas de madeira para passar a sua corda e pendurar a prateleira. Neste caso são 3 prateleiras, mas poderás fazer quantas quiser.
Existe um pequeno truque para fazer a furação toda no mesmo sitio da tábua e sem grandes medições.
Basta corta um pedaço de cartão quadrado com 4 x 4 cm e colocá-lo na extremidade que vai furar.
Faça a marcação no canto interior e terá o centro da sua furação.
Depois pode usar ou uma broca espiral de 3 pontos (a mais comum) ou uma broca chata para madeira, embora ache esta última um pouco brusca, mas a opção é sua.
No fim de fazer a furação (4 por tábua) em todas as suas prateleiras, está na altura de as pintar. Também poderá deixá-las ao natural.
Para pintar as suas prateleiras, pode utilizar tinta acrílica, meio diluída para que se fique a ver os veios da madeira.
Eu, particularmente adoro ver os veios na madeira. Acho que torna o trabalho mais delicado, mas fica ao seu gosto.
Se não os quiser ver, basta usar uma tinta mais grossa e dar mais do que uma de mão.
Pode também aplicar um primário para garantir o efeito.
Limite as extremidades das cordas com um pouco de sisal, para que não de desfaçam tão facilmente, enquanto termina a sua prateleira.
Também pode colorir com a mesma cor das prateleiras, um fio de sisal mais fino, para dar um toque personalizado na finalização.
Divida a corda em duas e dobre-as ao meio.
Faça um nó em cada corda, 32 cm de distância da dobra e outros dois nós no outro lado de cada corda com cerca de 35 cm de distância da dobra.
Esta será a parte superior da sua primeira prateleira. De seguida, insira a primeira prateleira a faça mais 4 nós (2 de cada lado) mesmo na parte inferior da prateleira, para a manter no lugar.
Resumindo, a prateleira terá dois nós superiores de cada lado e dois nós inferiores também de cada lado.
A segunda e a terceira prateleira devem de ficar espaçadas com cerca de 30 cm (do nó superior ao nó inferior da prateleira anterior). Faça vários testes e ajuste os nós, caso seja necessário.
Depois dos últimos nós, pode optar por desfiar a corda restante e colocar o fio de sisal fino que coloriu na mesma cor que as prateleiras, para dar um pequeno toque decorativo.
Para finalizar, basta pendurar a sua fantástica prateleira com corda na parede. Existem várias maneira que pode utilizar para a prender, mas os ganchos em “L”, são os mais fáceis
gostei muito da prateleira, parabéns. Mas, diga-me quais as medidas a utilizar, para que a prateleira fique direita face à parede?
obrigada
Olá Irene.
Realmente é uma prateleira muito elegante e cheia de personalidade. Tanto a largura como o comprimento da prateleira é indiferente. Fica ao seu gosto. O que faz com que a prateleira fique direita face à parede é mesmo o sisal.
O melhor e para ter a certeza de que a prateleira fica direita, é mesmo testar à medida que vai fazendo os nós. Repare que na prateleira superior, o nó de trás tem menos corda que o nó da frente. É esta diferença que equilibra a prateleira.
Espero ter ajudado.
Obrigado pela sua visita e pelo comentário.
Beijinhos!
bom dia trabalhos muito lindo e de uma inteleigençia fora de serie amei os trabalhos bjos abços
Obrigado Alzenir…espero que continue a acompanhar. Abraço