Se está a pensar em remodelar a sua casa ou pintar e reciclar um móvel velho, estas dicas são essenciais para que obtenha um resultado fantástico.
1- Papel de alumínio
Um dos mais fantásticos truque é mesmo o da bandeja da tinta. Sempre que usava a minha, tinha ainda alguns restos de tinta do projeto anterior e por vezes causava algum transtorno, pois ou o material acabava por sair ao passar o rolo e misturava-se na pintura, ou a cor ficava ligeiramente diferente, com a diluição das cores todas :(.
Até que descobri este truque: forrar a bandeja da pintura com papel de alumínio!
E no fim, na hora da limpeza, basta apenas retirar o papel e a bandeja fica limpa!
2 – Vinagre e água quente para limpar os pincéis
Muitas das vezes, após a utilização dos pincéis, este ficam sem jeito de utilizar novamente, devido ao restos da tinta que acaba sempre por ficar.
Não precisa mais de comprar pincéis novos, com este segredo. Basta colocar os pincéis em uma tigela com 1/2 de água quente e 1/2 de vinagre, após cada utilização, por alguns minutos.
De seguida, lave os pincéis com um pouco de sabão e água e verá como eles ficam novos!!!
3 – Evitar sujidades e excessos
Para aqueles trabalhos pequenos, em que não precisas de utilizar a bandeja e o rolo, e apenas precisas de usar o pincel diretamente da lata, podes ter a tarefa bem mais facilitada utilizando um simples elástico de borracha.
Assim poderás tirar o excesso de tinta, sem sujares a lata e sem desperdícios!
4- Altura para os pormenores
Para pintares os pés de uma cadeira, seja com tinta spray ou com tinta normal, o melhor será mesmo colocares um parafuso em cada perna para conseguires um melhor acabamento.
A elevação extra irá facilitar bastante na altura de pintares e na secagem também!
5 – Pintar sem salpicos
Na hora de pintar uma superfície mais alta, sempre acabamos com alguns salpicos de tinta na roupa, no chão, nas mãos…
Para evitar que isso aconteça, faça um pequeno corte numa velha tampa de plásticos e coloque o pincel. Assim, não terá qualquer problema de sujidade 🙂 .
6 – Guardar o pincel para amanhã
Se ainda não conseguiste terminar o teu projeto e vais precisar de continuar no dia seguinte, não precisas de desperdiçar a tinta do pincel, lavando-o.
Basta embrulhares o pincel em película aderente e conservá-lo no frigorífico, para não secar.
7 – Furar para escorrer
Para que não fique tinta nas bordas da lata, utiliza um martelo e um prego para fazer pequenas furações na borda da lata, de maneira que a tinta possa escorrer e não ficar acumulada.
Assim, na hora de abrir a tampa, não vai existir tinta seca para te dificultar o trabalho.
8 – Tinta acrílica
Na hora de pintares com tinta acrílica, não te esqueças de preparar um recipiente com água fria e umas gotas de detergente da loiça.
Para limpares os pincéis entre cores,basta lavares o pincel neste mistura e secá-lo com uma toalha de papel.
Verás que os teus pincéis ficarão limpos com mais facilidade.
9 – Tampa sem colar
No fim de terminares o teu projeto, coloca um pouco de plástico na lata, antes de colocares a tampa.
Deste modo, será mais fácil a abertura da próxima vez, pois o plástico vais impedir que a tampa fique colada.
10 – Vaselina para não pintar.
Se queres pintar uma superfície que tenha algumas áreas em que não queres que a tinta agarre (parafusos, fechaduras, porcas), coloca um pouco de vaselina no espaço e no fim da tinta secar, basta passares um pano que a superfície ficará limpa novamente.
Estes, são apenas alguns truques que te irão facilitar a vida na hora de pintares. Tudo o que nos facilita a vida é sempre bem-vindo e alguns são mesmo genialmente simples!!