As crianças para aprenderem a serem mais organizadas, precisam ser instigadas e verem exemplos de organização vindo dos pais. Por isso, trago esse tutorial hoje com exemplos de como organizar uma mesa e dar dicas também de como lidar com o aprendizado de organização das crianças. Dicas de organização para crianças não são receitas, mas você pode ir adaptando cada dica para a personalidade do seu filho.
Este tutorial foi feito por uma mãe que fez essa escrivaninha para sua filha, antes do início das aulas.
A fim de terminar essa mesa em um período relativamente curto de tempo (alguns dias), eu tive que admitir que eu não poderia fazer o projeto totalmente nas regras do “faça você mesmo”. Eu poderia, no entanto, fazer algumas coisas ao longo do caminho para cortar custos e adicionar algum toque personalizado ao seu quarto. Provavelmente a razão # 1 que eu pessoalmente amo DIY é por causa do olhar feito sob encomenda que você pode conseguir. Ela iria precisar de uma nova mesa, mesa de menina, com algum armazenamento grande. A mesa em si eu comprei em uma loja, mas quis dar um toque especial pintando os pés de dourado e veja como ficou.
Mesa original
Pés retirados
Spray dourado
PRONTO!
As crianças precisam aprender a ser eficientes e claras quando necessário. Nem sempre faz sentido para mim, mas aqui estão algumas dicas que eu encontrei que o trabalho para os pais com crianças na faixa de 9 anos de idade:
- “Eu ainda preciso guiá-la, mas permitir que ela trabalhe através do processo e venha com soluções que funcionam para ela também. Essa foi a coisa mais difícil para mim! Para deixar ir e deixá-la aprender e resolver problemas. Se eu tentar entrar e fazer tudo para ela ou pedir que ela organiza tudo “meu caminho”, fracasso e frustração está ao virar da esquina. Quero inspirá-la.
- Com isso dito, decidimos que eu vou tocar base com ela sobre a organização do seu quarto e mesa sobre uma vez por mês. Se houver um ponto problemático onde as coisas estão meio que ficando fora de ordem, eu tento ajudá-la a pensar em soluções antes de apenas “consertá-lo” para ela.
- Veja na foto abaixo como tudo tem o seu lugar e não é simplesmente atirar os materiais dentro da gaveta. E isso que as crianças devem aprender.
- “Eu aprendi que a organização com os meus filhos não é algo que apenas “fazemos”, mas realmente algo que falamos. Ela afeta nossa vida diária, então eu tento ser intencional com eles sobre isso. Falamos aqui e ali sobre não apenas o que fazer, mas por que o fazemos. Este é realmente um valor fundamental de qualquer coisa em nossa família, de alimentos para relacionamentos com a fé.”
- “Por exemplo, quando você considerar outros na família, você colocar as tesouras de volta para onde eles pertencem para que a próxima pessoa pode usá-los. É um conceito simples, mas para as crianças em movimento, parece como um inconveniente! Isto é onde nós lhes ensinamos um princípio mais profundo do “porque” que está pensando nos outros.”
- “Deixe as crianças serem crianças. Minha filha é um amante de pedras e outras “coisas especiais”. Eu tive que basicamente dar-lhe um limite ou a nossa casa seria cheia deles, então ela usa alguns dos recipientes como este abaixo para colocar seus tesouros especiais aleatórios dentro. Ter um lugar para coisas específicas reduz a bagunça!
Dê um ambiente proprício para seu filho ser organizado. Lembre-se que organização se aprende e as crianças estão em processo de aprendizado quando o assunto é ser organizado.
Gostou deste post? Deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos através da nossa página no Facebook.
Um abraço e até a próxima!
Créditos: I Love Organizing