Se gostas de fotografia e de ilusões óticas, Chema Madoz (nome artístico de José Maria Rodríguez Madoz) – tem um mix perfeito para ti!
O seu estilo inconfundível não é sobrecarregado com detalhes desnecessários. São fotografias simples, sempre a preto e branco e com algo espirituoso em cada imagem.
O fotógrafo cria esse elemento surpresa misturando dois objetos não relacionados que compartilham pelo menos uma característica visualmente semelhante, ou colocando mesmo um objeto para uma configuração visual inesperada.
A sua carreira começou mesmo com a fotografia da figura humana, e só em 1990 é que começou a fotografar objetos do cotidiano, onde imprimiu a sua marca.
Nascido em 1958, Madoz estudou História de Artes na Universidade Complutense de Madrid e ao mesmo tempo tirou cursos de fotografia no Centro de Ensino de Imagem.
Ele teve a sua primeira exposição, em 1983, e até à data têm sido numerosas. Chema Madoz recebeu diversas premiações, incluindo o Prêmio Nacional de Fotografia do Ministério de Cultura da Espanha em 2000.
Olhando para o seu trabalho, até dá quase para ouvir Madoz dizer que as coisas não são bem o que parecem! Ficam aqui alguns exemplos da obra de Madoz.
Website: chemamadoz.com