Existem alguns truques que deves de saber na hora de criares um arranjo floral para embelezar a tua casa!
Simples e fáceis de fazer, está na hora de descobrires alguns segredos:
1 – Corta os caules das flores num ângulo de 45 graus
Isto aumenta instantaneamente a área de superfície para a ingestão de água da tua flor, ficando muito mais hidratadas.
2 – Usa uma chávena velha como vaso
Agora não precisas de deitar fora aquelas flores de caule. Em vez de as colocares num copo com água ( que era o que eu sempre fazia 🙂 ), utiliza uma chávena.
Para que as flores fiquem no lugar e ser mais fácil trocares a água, usa um elástico fino e transparente para juntares os caules e manter tudo no sitio certo!
Engraçado como agora começamos a dar valor áquelas antiguidades que descobrimos em casa dos nossos avós ou pais!
Quem diria que uma pequena chávena velha e sem uso daria um arranjo tão bonito?? OK… as flores ajudam, mas não podemos negar que o resultado final fica estonteante.
3 – Abre rapidamente os botões das tuas flores
Para que as flores ainda em botão desabrochem mais rápido, coloca-as primeiro em água morna durante +/- 1 minuto e depois coloca-as em água fria por 20 minutos.
4- Mantém as tuas flores impecáveis por mais tempo
Antes de colocares as tuas flores na água, adiciona umas gotas de vodka e uma colher de chá de açúcar branco. Esta mistura fará com que as tuas flores não murchem tão rapidamente.
Quando começares a notar que elas estão a querer murchar, adiciona mais umas gotinhas de vodka…sobreviverão por mais um dia ou dois…
5 – Suculentas em taçinhas de sobremesa
Taças de sobremesa em vidro são uma excelente opção para decorar com suculentas. Basta colocares um pouco de terra na taça e compor com uma suculenta ao teu gosto.
Com o tempo, ela irá começar a criar raizes. Não te podes é esquecer de a regares pelo menos uma vez por semana. Par isso, usa uma garrafa de spray com água da torneira e pulveriza-a bem até verificares que a terra está bem húmida.
6 – Rega a tua orquídia com cubos de gelo
Em primeiro lugar, deves de colocar a tua orquídea num vaso com terra. Muitas delas, quando as compramos, não vêm em terra.
Depois, uma vez por semana, rega-a com um cubo de gelo para ela obter um gotejamento lento de hidratação, de modo que não se “afogue”. Basta colocares um cubo de gelo em cima da terra e deixar derreter.
Para orqídeas maiores, podes utilizar dois cubos de gelo.
7 – Cria uma grade com fita adesiva transparente
Para impedires que flores de caule pequeno caiam de vasos com boca larga, cria uma grade com fita cola transparente de modo a que as flores se mantenham no lugar que pretendes.
Começa por colocar primeiro as flores maiores em ângulo, uma vez que irão ocupar a maior parte do vaso. Em seguida, usa flores de tamanho médio para preencheres os espaços que ficaram. E por fim, usa as pequenas para terminares o teu arranjo.
8 – Coloca um vaso dentro do outro
Arranja um vaso que se encaixe dentro de outro, deixando algum espaço entre eles para que possas decorar.
Neste caso, coloca um pouco de àgua entre os vasos e faz deslizar algumas rodelas de limão (também poderás utilizar laranjas).
Coloca as tuas flores no vaso do centro e voilá… um arranjo magnífico!
9 – Seca flores de pernas para o ar
Quer seja um bouquê de flores que gostavas de guardar ou um arranjo silvestre que apanhaste no passeio, a melhor maneira de secares flores é amarrar os caules com uma fita e pendurá-las num prego ou num canto de um quadro, onde poderão servir como objeto de decoração.
10 – Coloca uma moeda na água
Coloca um moeda de cobre na água para que fique fresca por mais tempo.
O cobre das moedas funciona como um acidificante, o que ajuda a evitar fungos ou bactérias na água.
11 – Flores escuras combinam com tons neutros
Se tens uma espaço com tons neutros, experimenta um arranjo com flores escuras para dares um pouco de personalidade ao espaço e torná-lo unisexo e menos feminista.
12 – Cria um arco-íris
O truque para criares um arranjo arco-íris está em colocares em primeiro lugar todas as flores por cores.
Corta os caules em ângulo e vai colocando as flores no vaso na ordem desejada, mas sempre colocando primeiro as maiores e por fim as mais pequenas…
13 – Faz um buquê torcido
Para criares um buquê de rosas com os caules torcidos, começa por inserir a primeira haste dentro do vaso e coloca a próxima haste por cima dessa e assim sucessivamente, cruzando sempre o novo caule com o último até que a jarra fique cheia.
Este será o resultado final…
14 – Dá carácter ao teu vaso
Fonte: harperbazaar . com
E porque não dares um pouco de personalidade também ao teu vaso ou jarra?
Usa fio de barbante, corda ou um laço para dares um pouco mais de estilo ao teu arranjo floral.
Espero que tenhas gostados destas dicas e truqes. PARTILHA no nosso FACEBOOK os teus arranjos!